Muitos empresários e empresárias desejam ardentemente vender mais de forma constante e previsível, mas poucos são os que procuram engajar seus times.

Vender não é uma tarefa fácil, alguns vendedores vão te dizer o contrário, mas convenhamos, em um cenário competitivo e em constante mudança de comportamentos e desejos, é preciso admitir que existe um certo grau de dificuldade para atingir vendas constantemente, quando não se tem conhecimentos empresariais.

Afinal, em uma empresa, seja ela pequena ou média, para ter sucesso em vendas, é preciso ter uma equipe comercial  engajada para fazer acontecer. No entanto, muitos empresários e empresárias enfrentam alguns desafios para manter seus colaboradores com a mesma energia e, por consequência, veem seus resultados de vendas irem por água abaixo.

Imagine que você está em uma semana decisiva de resultados, mas nota que seus funcionários não estão tão motivados quanto gostaria. O que fazer para reverter essa situação e alcançar as metas?

Neste artigo, vou compartilhar com você 6 formas de engajar e motivar sua equipe de vendas, com base em dados e informações relevantes. Fique comigo até o final, que o melhor está por vir.

Mas antes, vou te explicar o porquê sua empresa deve investir no engajamento da equipe de vendas. Veja só!

 

Por que devo engajar meu time comercial?

Além dos motivos financeiros óbvios de ter uma equipe de vendas engajada e motivada, há outras razões pelas quais as empresas devem investir no engajamento da equipe comercial.

Colaboradores engajados tendem a ser mais produtivos, criativos e colaborativos, resultando em um ambiente de trabalho mais positivo e saudável. Quando os funcionários se sentem valorizados e satisfeitos com seu trabalho, tendem a permanecer na empresa por mais tempo, reduzindo a rotatividade de funcionários (taxa de turnover) e os custos associados à contratação e treinamento de novos colaboradores. 

Portanto, investir no engajamento é uma escolha inteligente para empresas que buscam crescer e prosperar de forma extraordinária a longo prazo.

Aqui abaixo listei alguns outros benefícios: 

  • Fortalecimento da cultura da empresa;
  • Colaboradores como promotores da marca (o que influencia na percepção da imagem da marca no mercado); 
  • Comprometimento do time com  o cumprimento de metas;
  • Disposição para proporcionar momentos que superam as expectativas dos clientes; 
  • Aumento das taxas de retenção;
  • Melhor desempenho de equipe.

Agora a gente parte para o “COMO” através das 6 dicas para engajar e motivar sua equipe de vendas.

 

1- Reveja o mês anterior

Antes de tudo, você precisa parar um tempo de qualidade com a sua equipe para rever o mês que passou, olhar para todos os indicadores da sua empresa e analisar:

  • O que deu certo?
  • O que não funcionou?
  • O que precisa melhorar?
  • Quais são os planos de ação?

Assim todos estarão a par dos resultados gerados, e poderão traçar junto com você um plano de ação para melhorar a performance do seu negócio.

 

2 – Estabeleça metas claras e alcançáveis

Sua equipe de vendas precisa trabalhar com METAS bem definidas e que sejam de fato realistas. 

Ou seja, a meta deve ser ousada a ponto de ser desafiadora e justificar uma recompensa, mas estar dentro da realidade para ser alcançável. Isso ajuda a manter sua equipe motivada e focada nos resultados desejados.

Lembre-se também de fazer uma gestão à vista, onde todos consigam visualizar esses indicadores.

Um estudo da Harvard Business Review mostrou que a clareza dos objetivos é um dos fatores mais importantes para manter os funcionários engajados. Além disso, quando os colaboradores têm metas específicas, eles são mais propensos a alcançá-las.

 

3 – Incentive seus vendedores com recompensas

Quando falo em “recompensa” me refiro a você reconhecer as conquistas dos seus vendedores e comemorá-las. 

Não precisa ser algo mirabolante, uma simples ação, como um dia de folga ou um bônus financeiro, já surpreende e faz a diferença.

Segundo uma pesquisa realizada pela McKinsey & Company, funcionários que se sentem valorizados têm mais chances de permanecer na empresa. Outro estudo, da SHRM, ainda mostrou que 69% dos funcionários dizem que trabalhariam mais se sentissem que seu trabalho fosse reconhecido.  

 

4 – Desenvolva a inteligência emocional

É muito importante que você entenda o que o seu colaborador está sentindo, se há alguma situação difícil acontecendo ou preocupação que pode afetar a performance, mesmo que ele não queira. 

Para isso, é preciso que você demonstre que está ali para ouvir e não julgar, para que juntos vocês consigam buscar maneiras de solucionar conflitos ou desafios, como a falta de motivação.

DICA BÔNUS: Existe um tipo de reunião que se chama One on one, em que o líder se reúne com seu liderado para fazer um alinhamento de expectativa, bem como dar e ouvir feedbacks. Essa pode ser uma oportunidade para você escutar o seu funcionário e entender como ele se sente.

 

5 – Treine o seu time comercial

Ofereça treinamentos que possam potencializar ainda mais as vendas de cada um dos seus colaboradores do time comercial.

Você pode trazer um conhecimento sobre: gatilhos mentais de consumo, perfis de consumidores, estratégias de vendas, abordagens, comunicação assertiva, etc.

De acordo com um estudo do LinkedIn, 94% dos colaboradores dizem que permaneceriam em uma empresa por mais tempo se houvesse mais oportunidades de desenvolvimento profissional. 

E vale pontuar que o treinamento ajuda a melhorar as habilidades e o conhecimento da equipe, o que pode levar a melhores resultados de vendas.

 

6 – Tenha fluxos e processos claros

A organização é um princípio de sucesso, e deve fazer parte do dia a dia de um time comercial.

Ao ter processos bem definidos, o seu time saberá exatamente tudo o que precisa ser feito, além de ter mapeado todas as etapas com responsáveis.

E não vale apenas para a performance da equipe de vendas, mas sim da empresa como um todo. 

É importante que seja desenvolvido POPs, ou seja, procedimentos operacionais padrões, com uma descrição detalhada de todas as operações necessárias para a realização de tarefas importantes e rotineiras, para que todos saibam como executar tais demandas.

 

Como líder, é sua responsabilidade inspirar e motivar sua equipe de vendas, afinal, não dá para esperar resultados, sem antes desenvolver o seu time para gerá-los.

É como diz o autor, palestrante e referência sobre liderança e gestão, Simon Sinek: “Os líderes são aqueles que inspiram outros a fazer o que nunca imaginaram ser possível.”

Agora que você já está com tudo em mãos, é hora de colocar em prática!

E se você quiser entender mais sobre esse assunto, participe da nossa próxima reunião empresarial, onde discutiremos mais estratégias para engajar e motivar sua equipe, além de outros temas importantes para o crescimento do seu negócio. Clique aqui!

Bora pra cima!