O perfil dos seus colaboradores diz muito sobre os seus resultados, e eu posso te provar
Que atire a primeira pedra quem nunca teve algum desafio de contratação ou com algum colaborador da equipe. Certamente, se a sua empresa tem mais de um mês você já deve ter presenciado algo do tipo.
A grande questão aqui é identificar que tipo de profissionais você tem contratado para fazer parte do seu time, será que são missionários ou mercenários.
Antes de tudo, é importante entender a diferença entre esses dois perfis de colaboradores, e é isso que eu vou te explicar neste artigo.
Fique comigo até o final.
COLABORADOR MISSIONÁRIO
O colaborador missionário é aquele que está realmente comprometido com a missão e os valores da empresa. Ele entende que o seu trabalho vai além do simples recebimento de um salário e busca fazer a diferença através das suas atividades diárias. É proativo, busca resolver problemas e tem interesse em aprender e crescer dentro da empresa através da sua alta performance.
Esse tipo de colaborador é muito valioso para uma empresa, tendo em vista que é um talento que vai além do que é esperado, e está disposto a fazer o que for preciso para alcançar as metas da empresa com excelência.
Afinal, ele vive a cultura do negócio e exerce sua função não como uma obrigação, mas por uma causa maior, por um propósito.
Além disso, o missionário se preocupa com a qualidade do seu trabalho e está em constante busca por melhorias em seus resultados, ou seja, é de fato, um colaborador extraordinário.
COLABORADOR MERCENÁRIO
Por outro lado, o colaborador mercenário é aquele que está na sua empresa apenas pela remuneração. Ele não se importa com a cultura e tende a buscar apenas o cumprimento das suas tarefas de forma mecânica, sem um engajamento real com o propósito da organização.
E tem mais, se o seu concorrente oferecer uma proposta melhor financeiramente, ele sai da sua empresa e ainda leva os seus clientes.
O mercenário é apenas um meio para um fim, tende a ter uma atitude mais passiva, realizando apenas o mínimo necessário para cumprir suas obrigações, e pode ser que até realize suas tarefas de forma competente, mas geralmente não faz nada além do que é solicitado.
Ele pouco se importa com a qualidade do seu trabalho e geralmente não é proativo na resolução de problemas.
Como identificar quais são mercenários e quais são missionários?
Um dos grandes desafios de um líder empresarial é realizar uma gestão de pessoas eficiente, bem como identificar os colaboradores que de fato vestem a camisa e não estão ali apenas pelo dinheiro.
Para separar o joio do trigo, é importante analisar comportamentos, conversar com os seus colaboradores, entender o que eles pensam sobre a empresa, seus valores e a missão da organização, e avaliar se eles estão comprometidos e dispostos a fazer o que for necessário para alcançar os resultados.
Outro ponto crucial, é que antes de contratar, a sua empresa realize um processo seletivo detalhado para compreender a cultura que esse possível colaborador carrega, as crenças, os hábitos e ver se faz sentido com o que a sua empresa propaga.
Porém, é importante que você saiba e esteja consciente que se a sua empresa possui um ambiente hostil e que não seja saudável, provavelmente, você afastará os missionários, e até os mercenários.
A sua empresa precisa ter uma cultura de resultados forte e estruturada que seja a base de todas as ações da organização, a fim de fundamentar os movimentos que acontecem.
Para incentivar os colaboradores a se tornarem missionários, é importante deixar claro a importância do trabalho deles e a conexão com a missão da empresa. É preciso ter uma liderança exemplar que dê feedbacks constantes e incentive o engajamento em projetos e atividades.
“Para construir uma equipe de sucesso, você precisa de pessoas que amem trabalhar em equipe, e não apenas sejam capazes de trabalhar em equipe.”, afirma Tony Hsieh, fundador da Zappos.
Essa frase resume a importância de uma cultura forte e colaborativa dentro de uma empresa, onde os colaboradores se sintam motivados a trabalhar juntos em busca de uma única missão. Quando se tem uma equipe de missionários comprometida e uma cultura sólida, os resultados positivos são consequência.
Como você chegou até aqui, já deve ter percebido que colaboradores missionários são fundamentais para o sucesso de uma empresa. Eu costumo dizer que os meus queridos colaboradores são meus parceiros de missão, porque TODOS, sem exceção, vivem diariamente cada parte da cultura da nossa empresa, e não por números ou business, mas pela transformação que geramos em VIDAS e mais vidas.
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