Sem segredos, a resposta é mais simples do que você imagina
Que o mercado empresarial é altamente competitivo, você já sabe. Mas talvez o que você ainda não saiba é como se diferenciar no meio de tantas empresas.
E a resposta é: tendo uma cultura forte, autêntica, original e alinhada com a sua história.
O grande erro de muitos empresários e empresárias é querer crescer para cima em resultados, sem antes crescer para baixo em raízes culturais. Consequentemente, empresas quebram por não terem alicerces que a sustentam.
A cultura organizacional é a personalidade de uma empresa, e define a forma como ela funciona e como os colaboradores interagem uns com os outros. É aquela também que cria um ambiente positivo e produtivo, onde as pessoas se sentem valorizadas e engajadas no trabalho.
Neste artigo, vamos discutir como os empresários e empresárias podem construir uma cultura organizacional forte para sua empresa. Veja só!
Defina a missão, visão e valores da sua empresa:
A definição de uma missão, visão e dos valores da empresa é fundamental para dar início a um processo de construção de cultura. A missão define o propósito da empresa, enquanto os valores definem as crenças e princípios pelos quais a empresa vive. Já a visão mostra onde a empresa quer chegar daqui alguns anos e como será feito isso.
Esses elementos são os pilares da cultura organizacional e devem ser comunicados a todos os colaboradores, através de um Código de Cultura.
Comunique sua cultura:
Aqui na Imperium Group, quando criamos nosso primeiro código de cultura, nós fizemos um evento interno que chamamos de Convenção, para apresentar e comunicar aos nossos colaboradores cada parte do nosso código de cultura, incluindo valores, visão, missão e propósito. Isso tudo para que cada integrante estivesse na mesma página!
A cultura organizacional não é algo que deve ser imposto, mas sim algo que deve ser cultivado e potencializado no dia a dia. Para isso, é importante que os líderes comuniquem ativamente os valores e a missão da empresa. Essa comunicação deve ser consistente e deve estar presente em todas as interações com os colaboradores, sendo base para toda e qualquer ação da empresa.
Contrate talentos alinhados com a cultura:
Os líderes devem contratar funcionários que tenham fit cultural com a empresa, evitando assim desentendimentos ou possíveis comportamentos provenientes de uma cultura acidental, ou seja, que entra na sua empresa por acidente, e não intencionalmente.
É importante que os candidatos entendam cada valor da empresa, como é vivido e como não é vivido. A contratação para a cultura é um processo seletivo que deve ser levado a sério, pois ter funcionários que se encaixam bem com a cultura organizacional pode ser a chave para o sucesso da empresa.
Crie um ambiente de confiança:
Os colaboradores devem se sentir seguros para expressar suas ideias e opiniões. Isso significa que a empresa deve criar um ambiente de confiança, onde os funcionários se sintam confortáveis para compartilhar suas ideias. Os líderes devem promover a abertura e a transparência, para que os funcionários se sintam à vontade para contribuir.
Crie um manifesto de propósito:
Todo dia pela manhã, antes do expediente começar, o time Imperium tem o costume de se reunir e declarar o nosso manifesto, onde proferimos palavras de afirmação sobre tudo o que somos e o que desejamos.
Esse manifesto é tão significante, porque eleva a energia do ambiente e de novo potencializa a cultura que vivemos em cada atividade.
Para criar esse manifesto, você precisa colocar nele tudo o que a sua empresa é, qual o propósito que vocês carregam e cada valor que vocês abraçam.
Você já deve ter percebido que uma cultura organizacional forte é fundamental para o sucesso de uma empresa, afinal, é ela que define a forma como a empresa se movimenta e como os colaboradores interagem entre si.
Ao fazer isso, a empresa cria uma cultura forte que ajuda a atrair e reter talentos e leva a empresa para um próximo nível de resultados.
Faz sentido para você? Comente aqui quais dessas ações você já vai praticar aí na sua empresa.
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