Se você está pensando em abrir uma empresa, certamente já pesquisou algumas coisas na internet, e viu várias dicas de como iniciar bem o seu negócio, ou ter um negócio de sucesso, mas o que ninguém conta são os desafios que encontramos no meio do caminho.

Empreender é uma jornada cheia de obstáculos, mas quando executada de maneira correta, é super recompensadora. Muitas pessoas acham que ser empresário é só eventos sociais, férias e festas, mas nos bastidores existe um trabalho árduo, aquilo que não falam quando escolhemos ser Empresário!
Afinal, não existe uma faculdade com um curso que te prepara para ser um empresário, e por isso acabam surgindo muitas crenças em relação a essa profissão. E com minha experiência de mais de 20 anos eu quero falar o que ninguém te falou, aquilo que muitos escondem, e que eu fui vencendo ao longo da minha trajetória.
Confira abaixo:

  1. É preciso ter foco, disciplina e consistência;
    Como tantas coisas na nossa vida, a profissão de ser empresário precisa estar bem clara na sua mente, e desistir não pode estar no seu vocabulário! Nenhum dos empresários de sucesso que eu conheço desistiram na metade do caminho. Não basta dedicar algumas horas e achar que basta.
    Focar onde você quer chegar com visão e propósito te faz elaborar planos assertivos e estratégicos de acordo com o seu objetivo. Mas não basta apenas focar, se a disciplina não te conduzir até lá, porque é a disciplina que irá te fazer ter consistência, posicionamento e estabilidade para alcançar os resultados.
    Afinal, sem foco o empresário não chega a lugar nenhum e sem consistência ele não tem firmeza diante dos desafios.
    Então segue essa dica: crie uma rotina diária e tenha uma agenda empresarial, para que você desenvolva um maior comprometimento, mais produtividade e desempenho.
  2. Conhecimento técnico não é tudo;
    Diariamente eu lido com pessoas que tem empresas e não tem um curso superior, mas sabem muito bem executar ações para que seus negócios sejam bem sucedidos. Paralelo a isso também lido com pessoas que têm vários cursos de Administração, Contabilidade, mas na hora de colocar em prática não sabem como fazer. É grande o número de pessoas com anos de experiências em algumas áreas, mas quando vão montar seu próprio negócio se atrapalham. Para mim conhecimento técnico e prática tem de estar lado a lado para fazerem sentido, e gerarem resultados.
  3. Você terá de aprender a lidar com suas emoções;
    Como isso faz a diferença no dia a dia, e para quem quer ser empresário é muito importante aprender a lidar com o lado emocional. Todos os dias passamos por altos e baixos, e é normal. Às vezes estamos engajados e às vezes estamos menos motivados. Mas saber lidar e identificar isso, auxilia muito na sua produtividade e nas suas tomadas de decisão para que elas não sejam influenciadas pelas crenças limitantes. Tenho a certeza de que você não quer colocar o futuro do seu negócio em risco por conta de um período de estresse, certo? Por isso, invista em seu autodesenvolvimento e aprenda a lidar de maneira inteligente com seus altos e baixos.
  4. Você irá falhar;
    Eu seria muito inconsequente se te dissesse que você nunca vai falhar, pois uma coisa eu aprendi na minha caminhada é que o fracasso não é o oposto do sucesso, mas sim aquilo que traz ensinamento. Nenhum empresário de verdade alcançou esse posto sem percorrer um caminho repleto de acertos e falhas. Às vezes algumas ideias não terão tanto sucesso quanto imaginávamos, mas o que podemos tirar de lição? Algumas falhas acontecem para o fortalecimento e crescimento do seu negócio, sendo como um manual do que fazer e não fazer.
  5. Resolver o problema é a melhor solução;
    Para muitas pessoas é mais fácil fugir dos problemas e procrastinar a resolução dele, mas quanto mais rápido você resolver, melhor.
    Não é porque os problemas são diários que ser empresário é ruim, pelo contrário, isso ajuda a sua rotina a ser diferente e desafiadora. Para mim, é empolgante ser desafiado, isso me impulsiona a crescer e me desenvolver. Aprendi que dar a devida atenção ao problema, é o melhor passo para compreendê-lo. Assim que você aprender a identificar o que é o problema, verá que a solução aparecerá para você. Então quando você estiver de frente ao desafio, pare, respire, ouça e analise antes de tomar uma decisão precipitada.
  6. Você irá lidar com pessoas muito diferentes de você;
    Encontramos pessoas muito diferentes na caminhada empresarial. Pessoas com valores, ideais, princípios e crenças diferentes dos nossos, e isso não quer dizer que a convivência com elas deva ser difícil. Eu enxergo de maneira diferente, quando encontro pessoas diferentes de mim, vejo como uma oportunidade de fazer networking, ampliar meus horizontes, conhecer visões de mundos distintas, compartilhar a minha história, aprender e principalmente crescer pessoal e profissionalmente!
    Lidar com pessoas diferentes nos ensina a nos desenvolver no nosso dia a dia, por isso aprenda a lidar com elas!
  7. Networking é importante;

Quando entendi que networking é troca de experiências, um novo mundo se abriu para mim. Por isso, eu sempre digo que é necessário investir em um networking verdadeiro, e entender como uma via de mão dupla. Quando falo em investir, não estou falando no lado financeiro, mas sim no interesse e na busca de parcerias, onde exista compartilhamento mútuos de informações e vivências. Uma rede de networking pode te abrir portas desde profissionais de qualidade, mentores, investidores e até mesmo futuros sócios. Networking não é sobre dinheiro, e sim sobre estar próximo a pessoas de relevância que podem te ajudar a crescer!

E você já ouviu alguém falando sobre estes fatos de ser empresário? Gostou deste artigo? Compartilhe conosco sua opinião.