Entenda aqui qual perfil de empresário você tem sido

Talvez você já tenha escutado alguém falar que sonha em ser um empresário e ter seu próprio negócio! Muito nobre que existam pessoas interessadas em construir uma empresa, e consequentemente, ser um gerador de valor na sociedade. Mas, é preciso ter uma certa atenção às motivações por trás deste desejo de abrir o próprio negócio.
Muitos iniciantes na área carregam muitas crenças erradas com este desejo, e se iludem sobre o que é ser empresário de verdade. Na mente deles ter o próprio negócio é tarefa fácil, e que basta um pouco de coragem para fazer acontecer.

Só que na verdade para ser o dono do próprio destino e ter liberdade para fazer o que quiser, depende muito dos propósitos, da profissionalização e da energia que está sendo colocada nesse projeto. Todos os dias recebo nas minhas redes sociais, mensagens de pessoas dizendo: André, abri meu negócio recentemente, mas nada dá certo! ou então: André, me ajuda! Como eu posso me tornar um empresário de sucesso?

Com a minha trajetória eu passei a entender que antes de qualquer coisa, é preciso identificar qual tipo de empresário estamos sendo naquele momento e qual queremos nos tornar!
Eu já passei por esses tipos de empresário até ser o empresário de verdade que sou hoje.
Se você quer saber em qual perfil você se encaixa, continue comigo nesse artigo.

O Pseudo Empresário, o Iludido, o Empresidiário e o Empresário de verdade.

O Pseudo Empresário é o empresário de mentirinha, na verdade ele é o funcionário da própria empresa e ainda não enxergou isso.
São péssimos administradores, alguns até se dão “bem”, mas vivem num padrão financeiro emergencial, ou de migalhas de seu trabalho. Centraliza todos os processos, e por isso, tudo tem que passar por ele para aprovação.
Ele não tem uma equipe preparada e capacitada para que a empresa funcione na sua ausência, e, diariamente, está apagando incêndios. Esse tipo de empresário costuma insistir nessa posição, até perceber que não está economizando dinheiro, mas sim deixando de ganhar.
Temos também o Iludido, este é o empresário que sabe toda a teoria de como ser um empresário, de quais caminhos seguir, porém ele não coloca nada em prática. Constantemente, foca nos produtos ou no serviço oferecido, mas sem propósito. Em sua fala ele é muito bom, mas seus resultados são insuficientes, porque na verdade não existem resultados, e para justificar essa falta de resultado ele se coloca em uma posição de vítima.

O Empresidiário é o que mais tenho visto nos dias atuais. Há muitas formas de desestabilizar um negócio, e uma delas é a centralização excessiva de tarefas, que é algo que o empresidiário faz constantemente. Ele até tem uma dose de competência, mas a empresa cresce em volta dele, porque ele está preso no operacional, é sempre o primeiro a chegar e o último a sair, e isso o aprisiona todos os dias dentro do próprio sistema, fazendo com que ele não tire férias, não tenha momentos de qualidade com sua família e nem com sua equipe.

O empresidiário não conhece a prosperidade e acaba colocando em si uma enorme pressão que pode prejudicar os resultados de sua empresa e da sua saúde.
Quantos de nós já não sentimos essa pressão? Delegar as vezes pode parecer difícil, mas é necessário! Muitos empresários têm vários colaboradores a sua volta, que podem formar uma equipe de alta performance, mas são meros apoiadores. É necessário entender que sozinho não tem como crescer, precisa se de braços para auxiliar. Porque senão a empresa só crescerá em volta do dono.

Por fim, o Empresário de Verdade, que consequentemente é um empresário próspero. É aquele que trabalha o negócio e tem uma cultura estabelecida em sua empresa, onde todos os colaboradores a entendem e vivem! Ele não troca seus valores por dinheiro, e por isso tem uma visão e uma atuação estratégica.

Sua equipe é seu reflexo, e como líder, ele se preocupa em desenvolver e formar um time de líderes com total inteligência de negócio. Ele não trabalha muito, ele trabalha o tempo certo e com sabedoria.
O Empresário de Verdade, é aquele também que detém um enorme sentimento de justiça. Enxerga além de seu próprio lucro e bem-estar, ele pensa nas pessoas, afinal de contas uma empresa não é formada por pessoas, uma empresa são as pessoas! O lucro é apenas uma consequência de sua liderança e profissionalização.

E aí, você consegue identificar qual tipo de empresário você é?

Se esse artigo fez sentido para você e despertou o desejo em saber mais sobre os nossos conteúdos, deixe aqui abaixo o seu comentário.
Bora levar a sua empresa para um próximo nível!