A resposta pode estar na forma como você lidera

Quando o assunto é formar e desenvolver equipes, muitos empresários acham que basta uma remuneração que esteja dentro da média do mercado e está tudo certo. Mas, engana-se quem continua com esse pensamento, porque os tempos mudaram, e hoje só um salário não basta.

Talvez você nunca tenha se perguntado isso ou talvez essa seja uma pergunta corriqueira na sua mente, ainda mais se a taxa de turnover, ou seja, a rotatividade de colaboradores na sua empresa for alta.

É através desta métrica que você entende a capacidade da sua empresa em reter talentos e em ser atrativa para eles e para os consumidores. E você já deve saber que é mais barato reter funcionários do que contratar novos, certo?

A rotatividade de funcionários é um problema comum em muitas empresas. É difícil para as organizações manterem seus colaboradores por longos períodos de tempo, e muitas vezes eles saem sem dar muitas explicações.

Mas por que os colaboradores deixam as empresas? Neste artigo, exploraremos cinco motivos pelos quais colaboradores deixam as empresas, para que você possa melhorar isso imediatamente no seu negócio e evitar a perda de talentos altamente qualificados e experientes.

 

Ambiente tóxico
Parece que não, mas infelizmente alguns processos seletivos não são tão verdadeiros quanto deveriam. Os recrutadores mascaram a cultura da empresa, ao dizer que tem um ambiente descontraído onde todos são unidos e se ajudam, mas quando o candidato conhece a realidade, se depara com algo bem diferente do que é dito.

Sabe por quê? Primeiro porque a empresa pode não ter uma cultura forte, ou ela pode até ter uma cultura, porém só de fachada, que está presente na teoria, estampada por todos os lados da empresa, mas que não é vivida na prática.

E segundo porque a empresa não se preocupa de fato com a gestão de pessoas.

As condições de trabalho são um fator importante na satisfação dos colaboradores. Se eles sentem que estão trabalhando em um ambiente desagradável ou insalubre, podem procurar outras empresas que ofereçam condições de trabalho melhores.

Vale lembrar que os profissionais estão cada vez mais seletivos. Ninguém quer trabalhar em um local que não se sente bem, onde há cultura de fofocas, mentiras, assédios, gestões falhas e maus tratos.

Logo, é preciso ter uma cultura forte e alinhada com seu time vivida e potencializada no dia a dia, para que o ambiente seja saudável e promissor a todos os envolvidos.

Falta de oportunidade de crescimento

Se os colaboradores sentem que não há espaço para avançar em suas carreiras, eles podem procurar outras oportunidades que ofereçam mais possibilidades de desenvolvimento e progressão.

Antes de qualquer coisa é preciso entender que a empresa é o reflexo do dono, então não adianta cobrar o crescimento dos seus funcionários, se o próprio dono pensa pequeno e não cria oportunidades de crescimento.

Ao investir no seu time, você estará investindo na evolução da sua empresa. É uma via de mão dupla, enquanto o seu colaborador se desenvolve, ele também coloca em prática esses novos conhecimentos na sua empresa.

 

Falta de reconhecimento
Os colaboradores querem sentir que seu trabalho é valorizado e reconhecido. Se eles veem que seu trabalho não é valorizado pela empresa como deveria, eles podem se sentir desmotivados e procurar outras empresas que valorizam mais seus esforços, inclusive ir para o seu concorrente.

Portanto, busque mostrar ao seu time, seja através de ações, prêmios, palavras de afirmação o quão excelente tem sido o trabalho deles, o quanto cada um tem feito a diferença nos resultados, e assim a sua equipe se sentirá parte de tudo isso.

Insatisfação com a remuneração
Começamos esse artigo falando que hoje em dia APENAS a remuneração não é um fator que faz com que colaboradores fiquem nas empresas, mas é importante salientar que a remuneração é um fator importante na retenção de funcionários ao lado de todos os outros motivos.

Afinal, seus colaboradores também têm boletos para pagar.

Só que apenas investir na remuneração, não é a melhor das opções, porque você correrá risco de formar um time de mercenários ou simplesmente afastar esses talentos que podem procurar outro lugar que paga bem e ainda tem um ambiente de trabalho saudável.

Se os funcionários sentem que não estão sendo remunerados adequadamente pelo trabalho que realizam, eles podem procurar outras empresas que oferecem salários mais altos.

Excesso de demandas com salários ruins geram frustrações e descontentamentos em colaboradores. Caso você não ofereça ao seu time a segurança financeira que eles merecem, isso pode ser um grande problema.

Falta de feedback e comunicação
Toda liderança precisa ter uma comunicação aberta e transparente com sua equipe, mesmo que seja uma conversa difícil, é necessário para o desenvolvimento de todo o conjunto da empresa.

Os colaboradores precisam receber feedback sobre seu trabalho e se comunicar com seus gerentes e colegas de trabalho. Se eles notam que não estão recebendo feedback suficiente ou que a comunicação com sua liderança imediata é inadequada, eles podem se decepcionar e sair da sua empresa.

É muito importante que dentro da sua própria cultura exista um valor que potencialize a integridade dentro da organização, para que haja alinhamentos constantes entre líder e liderado.

Só com esses 5 motivos é possível perceber que a rotatividade de funcionários é um problema comum em muitas empresas. Os funcionários deixam as empresas por uma variedade de razões.

E para reduzir essa rotatividade é preciso realizar uma série de ações para engajar e motivar todo seu time, você precisa olhar para os seus colaboradores como seus parceiros de missão.

Afinal, a sua empresa não é formada por pessoas, a empresa são as pessoas, e se você não entende de gente, provavelmente você não entende de negócios.

Agora que você já sabe quais são os motivos que podem levar os colaboradores a saírem da sua empresa, chegou a hora de se precaver e colocar as ações de liderança efetiva em prática.

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