Apesar de estarem cercado por pessoas, empresários e empresárias muitas vezes se sentem sozinhos em suas decisões e desafios
Ao falar sobre o mundo empresarial, algumas pessoas imaginam que ser empresário é sempre ter alguém para contar, levando em consideração as tantas pessoas que o rodeiam. Mas diferente disso, ser empresário pode ser uma jornada solitária, mesmo com diversos colaboradores, parceiros e fornecedores ao redor.
Agenda lotada, tempo corrido, uma mistura da vida pessoal e profissional, necessidade de tomar decisões sem ter com quem compartilhar, estar à frente de uma empresa sem transparecer fraqueza para a equipe, é um dos desafios diários para a mente de muitos empresários.
É uma sensação comum, mas pode ser perigosa para a saúde mental e emocional e, consequentemente, para a saúde da empresa, afinal a empresa é o reflexo do dono.
Por isso, neste artigo, abordaremos sobre a solidão empresarial e como superá-la através da liberdade empresarial.
Solidão empresarial
A solidão empresarial é a sensação de isolamento e desconexão, que pode acontecer por diversos motivos, como o fato de o empresário não ter colegas em posições semelhantes com quem possa compartilhar experiências, não ter um time de líderes ou por sentir que seus colaboradores não entendem a cultura e os desafios da empresa.
Muitos até tentam compartilhar com suas esposas ou maridos, mas por conta de ideias divergentes, acabam causando discussões dentro de casa.
Liberdade empresarial
Para superar essa solidão, é importante entender o que é a liberdade empresarial. A liberdade empresarial é ter uma empresa que não dependa da sua presença para gerar resultados, mas também é ter a capacidade de tomar decisões que são necessárias para o sucesso da empresa, sem ser limitado por crenças, pressão ou medo.
Aqui estão alguns conselhos para os empresários que desejam superar a solidão empresarial através da liberdade empresarial:
Crie uma rede de apoio
Já ouviu aquele ditado “me digas com que tu andas, que eu direi quem tu és”? Pois bem, quando você começa a se relacionar com pessoas com os mesmos objetivos e que têm sede de crescimento, automaticamente, você começa a se desenvolver mais ao conhecer experiências parecidas com a sua que podem te levar ao sucesso.
Talvez você esteja se perguntando agora “mas como fazer parte de um grupo de apoio?” e resposta é bem mais simples do que você imagina.
Em mentorias, imersões empresariais e cursos para empresários, você consegue encontrar grupos de pessoas que vivem uma realidade muito próxima da sua, e lá vocês podem compartilhar ideias e desafios, e fazer o famoso networking.
Por exemplo, em algumas imersões que costumamos realizar, nós colocamos uma dinâmica chamada World Café, onde alguns empresários apresentam desafios que estão enfrentando em suas empresas, e depois sentam em uma mesa onde passarão vários empresários com sugestões de planos de ação.
Defina um propósito e objetivos
É essencial ter um propósito claro na sua empresa com uma visão estratégica, em que todos os colaboradores saibam qual é e em que direção estão indo, ou seja, todos precisam trabalhar pela mesma causa.
Isso pode ajudá-lo a se sentir mais confiante em suas decisões e a ter uma visão clara do que precisa ser feito para alcançar o sucesso. Além disso, quando você apresenta a missão, o propósito, a visão e os valores para todos os profissionais que fazem parte da sua empresa, e os mesmo abraçam essa cultura, você forma um time de missionários, que viverão com orgulho essa cultura no dia a dia, e o seu propósito será o propósito de todos.
Aprenda a confiar em sua intuição
Que atire a primeira pedra quem nunca se sentiu em uma zona de perigo, ao ter que tomar uma decisão difícil. Os empresários precisam tomar decisões difíceis o tempo todo, e por isso é muito importante confiar em sua intuição e não ter medo de tomar decisões incomuns quando necessário.
Mas, tome cuidado! Quando a dúvida se sobressair, provavelmente, o seu negócio não está preparado para isso. Então, antes de tomar a decisão, prepare a sua empresa.
Seja resiliente
Dia após dia os empresários enfrentam desafios e obstáculos ao longo de suas trajetórias, e quando falamos em empresários brasileiros, esses com certeza se deparam com diversos desafios no caminho.
Por essa razão, é preciso desenvolver resiliência para superar todas as dificuldades e continuar avançando na caminhada rumo ao próximo nível.
Ser resiliente é a capacidade de se adaptar em situações difíceis ou estressantes. Na prática, quer dizer que diante de uma adversidade, a pessoa compreende o problema que está diante dela e mobiliza recursos para superá-lo.
Isso não significa que o indivíduo resiliente seja invulnerável ou blindado, ou seja, não quer dizer sempre sair ileso de uma situação crítica, mas de desenvolver a capacidade de lidar com a crise de forma eficiente e sair dela fortalecido.
Mantenha-se otimista
Ter uma dose cautelosa de otimismo sempre é bom né? Claro, sendo racional ao mesmo tempo.
Quando algo ruim acontecer, ou até mesmo você se deparar com desafios imprevisíveis, tente encontrar o lado positivo de cada situação e use-os como oportunidades de aprendizado e crescimento.
Não tenha medo de pedir ajuda
Pedir ajuda não é um sinal de fraqueza, mas sim de força. Se você estiver enfrentando dificuldades, não tenha medo de pedir ajuda a outros empresários ou profissionais, está tudo bem se colocar em uma zona de vulnerabilidade.
Entenda que toda ajuda é bem-vinda quando você não enxerga nenhuma saída, portanto, não deixe o orgulho te vencer.
Como vimos, a solidão empresarial é uma sensação desagradável, que muitos empresários às vezes nem percebem que estão vivendo, mas pode ser superada através da liberdade empresarial.
Lembre-se de que a liberdade empresarial não significa fazer tudo sozinho. É importante ter uma equipe de alta performance e confiável para ajudá-lo a alcançar seus objetivos.
Você deve delegar tarefas para membros de sua equipe e confiar em sua capacidade de fazer um bom trabalho. Isso permitirá que você se concentre em áreas importantes do negócio e tome decisões estratégicas para o futuro da empresa.
Além disso, é importante cuidar da sua saúde mental e emocional. A solidão empresarial pode levar a altos níveis de estresse e ansiedade, o que pode afetar negativamente a saúde geral da empresa. Certifique-se de reservar um tempo de qualidade para cuidar de si mesmo, seja através de exercícios físicos, meditação ou hobbies. Isso pode ajudá-lo a se sentir mais equilibrado e energizado para enfrentar os desafios da vida empresarial.
E aí, empresário(a), você tem vivido essa solidão? Desabafe aqui!
Posts Relacionados
23/06/2023
Cultura intencional x Cultura acidental
Agora você vai entender onde você está errando na hora de contratar um…
17/04/2023
6 formas de engajar e motivar a sua equipe de vendas
Muitos empresários desejam ardentemente vender de forma constante e previsível,…
03/04/2023
Como se organizar e ter uma agenda empresarial?
Já parou para pensar que talvez não lhe falte tempo, mas sim ORGANIZAÇÃO